Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Câmara aprova projeto que proíbe distinção de gênero para ingresso e promoção nas polícias militares e corpos de bombeiros

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou, em dezembro, um projeto de lei que visa eliminar a distinção entre homens e mulheres na seleção, promoção ou ingresso no quadro efetivo de oficiais e praças das polícias militares e dos corpos de bombeiros militares. A medida, que busca garantir igualdade de oportunidades para todos os gêneros, é inserida na Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

O projeto aprovado é um substitutivo da relatora, deputada Carol Dartora (PT-PR), ao Projeto de Lei 1203/23, apresentado pelo deputado Pedro Aihara (PRD-MG). Em sua justificativa, a deputada Dartora destaca que a Lei 14.751/23, sancionada no final do ano anterior, não aborda de maneira específica a presença feminina nas polícias militares, um fenômeno que tem crescido nos últimos anos. “É necessário combater essa lacuna e garantir segurança jurídica para as mulheres que desejam ingressar na carreira do quadro efetivo de oficiais e praças das polícias militares”, afirmou Dartora.

O projeto original altera o Decreto-Lei 667/69, que organiza as PMs e os Corpos de Bombeiros Militares, além da Lei 9.713/98, que trata da reclassificação das policiais militares femininas. Porém, a relatora observa que a Lei 14.751/23 revogou boa parte do Decreto-Lei, mas manteve a modificação na Lei 9.713/98, proibindo a fixação de limites ou percentuais que restrinjam a entrada, seleção ou promoção de mulheres nas polícias militares.

Com a aprovação na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, o projeto segue agora para análise, em caráter conclusivo, pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, e de Constituição, Justiça e Cidadania. Para se tornar lei, a proposta precisa ser aprovada tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado.

A medida é vista como um passo importante na luta pela igualdade de gênero nas forças de segurança, promovendo um ambiente mais inclusivo e justo para as mulheres no serviço público.

Patrick Feitosa

Aqui no meu blog, você encontrará notícias e reflexões sobre temas que nos interessam, além de informativos que espero que você goste. Acompanhe as minhas publicações e vamos juntos explorar o mundo da política e da economia no Brasil e no mundo!

Jute-se a nós

deixe seu e-mail

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Tags

Edit Template

Sobre

“Confira as principais notícias da política no Brasil. Casos de corrupção, o dia o dia no Planalto, Congresso, STF prefeituras, câmaras municipais e muito mais

Tags

© 2024 Criado por Dr Digial