Want to Partnership with me? Book A Call

Popular Posts

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Categories

Edit Template

Lei sancionada por Lula permite renegociação de dívidas dos estados e promete aliviar crise fiscal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta segunda-feira (13), a nova lei que estabelece a renegociação das dívidas dos estados com a União, um passo importante para resolver a grave crise fiscal enfrentada por diversas unidades federativas. A medida, que visa facilitar o pagamento das dívidas estaduais, inclui a redução significativa dos juros, o alongamento do prazo para até 30 anos e a possibilidade de negociar ativos como parte do pagamento.

Em nota, o senador Rodrigo Pacheco, autor do projeto, destacou a relevância da aprovação dessa lei para o país. “Esse projeto de lei, de minha autoria, é um marco muito importante para a solução daquele que é o maior problema federativo do Brasil: a dívida impagável de estados junto à União. O presidente Lula sanciona esse projeto, transforma-o em lei, e ele tem eixos muito importantes e preservados. A redução muito significativa dos juros da dívida, o que naturalmente facilita, sobremaneira, o pagamento dessa dívida pelos estados. O alongamento do prazo de pagamento para até 30 anos e a possibilidade de que ativos possam ser negociados em pagamento dessa dívida. No final das contas, temos uma solução efetiva para o pagamento das dívidas, que preserva servidores públicos e o interesse de estados federados. E permite que haja, por parte desses estados, a retomada de investimentos de interesse da população. Além de proporcionar o pagamento da dívida, efetivamente, há também a possibilidade de investimentos em saúde, em educação, em segurança, a partir desse equacionamento desse projeto que hoje é transformado em lei. Portanto, o meu reconhecimento ao presidente Lula, ao governo federal por ter sancionado esse projeto e reconhecido que esta obra do Congresso Nacional é de grande serventia e valia para a sociedade brasileira.”

Com a medida sancionada, espera-se que os estados consigam retomar o crescimento econômico e investir novamente em áreas essenciais para o bem-estar da população.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no entanto, vetou trechos que poderiam impactar o resultado primário e “ampliar o impacto fiscal do programa para a União”. Antes da sanção, Pacheco teve uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O projeto estabelece o pagamento da dívida em até 30 anos, corrigido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – atualmente em 4,5% ao ano –, mais uma taxa que varia entre 2% a 4%, a depender do acerto feito no momento do contrato. Hoje, os juros são de 4% mais o IPCA ou a Selic (atualmente em 12,25% ao ano).

Patrick Feitosa

Aqui no meu blog, você encontrará notícias e reflexões sobre temas que nos interessam, além de informativos que espero que você goste. Acompanhe as minhas publicações e vamos juntos explorar o mundo da política e da economia no Brasil e no mundo!

Jute-se a nós

deixe seu e-mail

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Tags

Edit Template

Sobre

“Confira as principais notícias da política no Brasil. Casos de corrupção, o dia o dia no Planalto, Congresso, STF prefeituras, câmaras municipais e muito mais

Tags

© 2024 Criado por Dr Digial