Alagoas inaugura complexo de biocombustíveis sustentáveis e se destaca como pioneira em energia limpa. O Complexo de Biorrefinarias Integradas de Biocombustíveis Sustentáveis Avançados foi inaugurado nesta segunda-feira (27) em São Miguel dos Campos, Alagoas, em um evento que contou com a presença de autoridades nacionais e locais, incluindo o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o ministro dos Transportes, Renan Filho, o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), e deputados estaduais.
A nova instalação é um marco para o estado, colocando Alagoas na linha de frente no desenvolvimento e implementação de soluções energéticas limpas e renováveis. O projeto, que integra inovação tecnológica e sustentabilidade, promete alavancar a economia local, ao mesmo tempo em que contribui para o avanço das energias renováveis no Brasil.
Durante a cerimônia de lançamento, o vice-presidente Geraldo Alckmin destacou a importância da iniciativa. “É pra ontem a gente descarbonizar, promover energia renovável, salvar o planeta. A gente fica feliz de ver aqui uma energia limpa, de carbono neutro, em São Miguel dos Campos, e ainda inovadora, lançando o metanol para poder despoluir os mares, lançando o biometano para poder substituir o fóssil”, afirmou Alckmin, enfatizando os benefícios ambientais do novo empreendimento.
O complexo está projetado para produzir biocombustíveis avançados, como o biometano e o metanol, que têm o potencial de substituir combustíveis fósseis e contribuir para a redução das emissões de carbono. Segundo as autoridades, o projeto não só fortalece a posição de Alagoas como referência no setor de energias renováveis, mas também abre caminho para novos investimentos e gerações de empregos, beneficiando toda a região.
O governador Paulo Dantas também comemorou a inauguração, reforçando que o estado se coloca agora como um modelo para o Brasil e o mundo em práticas sustentáveis, destacando a importância estratégica do complexo para a economia local.