A premiação é um tributo à jornalista Glória Maria, que morreu em fevereiro de 2023, e homenagea jornalistas que tiveram destaque especial. Uma das filhas de Glória Maria, Laura, acompanhou a cerimônia.
Zileide Silva da Luz Formou-se em jornalismo pela Universidade Casper Líbero e começou a trabalhar pela Rádio Jornal na cidade de São Paulo, em seguida ela passou pela Rádio Nova Brasil, TV Cultura, TV Bandeirantes e SBT. Entrou na Globo em 1997, esteve como correspondente de Nova York entre 2000 e 2003, onde cobriu o histórico atentado dos 11 de setembro.

A jornalista foi a primeira repórter negra a integrar uma comitiva presidencial de jornalistas em 2006, ao lado de Lula, durante uma viagem para a África. Ela também Era responsável pelas notícias políticas no Bom Dia Brasil (TV Globo) entre 2009 e 2013.
Além de fazer reportagens para a GloboNews, Zileide também entra em links ao vivo no Jornal Nacional, direto de Brasília- DF, diariamente, para dar informações sobre a política nacional. Faz parte do rodízio de apresentadores do Jornal Hoje, e substitui César Tralli eventualmente aos sábados.